1. Insuficiência Respiratória Aguda

  2. Modos Ventilatórios Básicos

  3. Iniciando a Ventilação Mecânica

  4. Monitorização da Troca Gasosa e da Mecânica Respiratória

  5. Interação Paciente x Ventilador

    A assincronia paciente-ventilador é bastante comum durante o suporte ventilatório mecânico, sendo a regra e não a exceção na prática diária. Simplificando a definição, podemos dizer que trata-se de um desencontro entre o tempo neuromuscular do paciente e o tempo do ventilador mecânico. Levando em consideração todas as fragilidades que levam o paciente a necessitar de suporte ventilatório, não precisamos ser gênios para concluirmos que, nesta briga, o paciente é o grande perdedor. Diagnosticar precocemente essas assincronias, tratando-as com sucesso é, sem dúvidas, uma questão de vida ou morte.

    Nesta sequencia de videoaulas, divididas em três partes, o Prof Marcelo Alcantara apresenta as assincronias paciente-ventilador mais comuns nos modos ventilatórios mais usados, trazendo dicas de como diagnostica-las e trata-las, com situações reais e simuladas. Seguem os temas abaixo:

    • Parte 1: Entendendo a assincronia paciente-ventilador - Assincronias mais frequentes nos modos VCV, PCV e introdução ao modo PSV

    • Parte 2: Como Melhorar a Sincronia Paciente-Ventilador Mecânico. Ventilação com Pressão Suporte (PSV): titulação, cycling off, rise time

    • Parte 3: Avanços tecnológicos mais recentes para solucionar esse problema, universalmente presente nos pacientes em ventilação mecânica (Em breve)