VERSÃO 2016 DO DOCUMENTO GOLD PARA DPOC: FAÇA O DOWNLOAD!




Last update: Friday, 08 Jan 2016 at 12:06

A versão 2016 do documento GOLD (Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease) foi lançada. O relatório é um documento estratégico para os profissionais de saúde como apoio na implementação de programas eficazes na abordagem dos pacientes com DPOC.

Captura De Tela 2016 01 08 Às 10.28.45

Fonte: http://www.goldcopd.org

Totalmente balizado na literatura científica atual, o novo documento mantém o paradigma vigente de atendimento, ou seja, a avaliação da DPOC permanece baseada nos seguintes pilares: nível de sintomas, risco futuro de exacerbações, gravidade da anormalidade espirométrica e identificação de doenças associadas (comorbidades).

Veja as principais novidades:

1- Acréscimo de que tosse e expectoração aumentam a mortalidade em DPOC leve e moderada;

2- A suspensão do corticoide inalatório em paciente com baixo risco de exacerbação pode ser segura desde que se mantenha o uso dos broncodilataores;

3- Uma combinação de beta-2 agonista + corticosteróide inalado adminstrada uma vez por dia (vilanterol/fluticasona)não apresentou diferenças relevantes em relação à eficácia em comparação com duas vezes por dia (salmeterol/fluticasona).

4- Corticoide sistêmico para tratar exacerbação pode reduzir a taxa de readmissão em 30 dias por nova exacerbação.

5- Depressão é fator de risco para o doente interromper programas de reabilitação pulmonar.

Faça o download do documento aqui!

Aproveite e veja também nosso Quiz Xlung: Assincronia na Ventilação com Pressão de Suporte , que trata de uma abordagem na VM em um paciente com DPOC, apresentando como comorbidade uma sequela de tuberculose e aprenda, de modo fácil e interativo, como detectar e corrigir uma assincronia paciente-ventilador nesses casos!  

Comments