Fórum de Discussões

 

Clube de Revista: Prolonged vs shorter awake prone positioning for COVID-19 patients with acute respiratory failure: a RCT

Por: Marcelo Alcantara, Médico - 10/08/2024 05:57

👉 Neste mês de agosto de 2024 Ling Liu e colegas da China com a participação do Dr. Arthur Slutsky de Toronto, CAN, publicaram importante artigo original na Intensive Care Medicine.

🤔 A posição prona acordada traz benefícios clínicos e sobre a troca gasosa mas seu papel em prevenir a intubação na COVID-19 com insuficiência respiratória aguda hipoxêmica (IRAH) ainda é controverso.

👉 Eles compararam o posicionamento em prona acordada prolongada, > 12h/dia por uma semana vs. o cuidado padrão, que incluía posição prona por períodos mais curtos, em um ensaio clínico multicêntrico randomizado em 12 hospitais na China em pacientes com IRAH por COVID-19.

👉Resultados:

🧐 Um total de 409 pacientes foram randomizados para posicionamento prolongado em prona acordada (n = 205) ou cuidado padrão (n = 204). 


🧐Nos primeiros 7 dias após a randomização, a duração mediana do posicionamento em prona foi de 12 h/dia (intervalo interquartil [IQR] 12–14 h/dia) no grupo de posicionamento prolongado vs. 5 h/dia (IQR 2–8 h/dia) no grupo de cuidado padrão. 


🧐 Na análise por intenção de tratar, a intubação ocorreu em 35 (17%) nos pacientes designados para o posicionamento prolongado e em 56 (27%) nos pacientes designados para o cuidado padrão (risco relativo 0,62 [intervalo de confiança (IC) de 95% 0,42–0,9]). 

🧐A razão de risco (HR) para intubação foi de 0,56 (0,37–0,86), e para mortalidade de 0,63 (0,42–0,96) para o posicionamento prolongado em prona acordada. 

 

🧐 A incidência de eventos adversos foi baixa e similar nos grupos.

😎 O posicionamento prolongado em prona acordada de pacientes com IRAH relacionada à COVID-19 reduz a taxa de intubação sem causar danos significativos.

😎 Esses resultados apoiam o uso prolongado do posicionamento em prona acordada em pacientes com IRHA relacionada à COVID-19

👉 Confira o artigo no link abaixo:

Prolonged vs shorter awake prone positioning for COVID-19 patients with acute respiratory failure: a multicenter, randomised controlled trial

🤔 O artigo traz uma evidência robusta favorecendo a adoção da posição prona na IRAH por COVID-19! Nos perguntamos: será que a prona acordada traria benefício em SARA leve de outras etiologias? 

🤔Que tal estudos que avaliem posição prona prolongada + CPAP ou VNI ou CNAF vs cuidados padrão em casos de SARA leve ou moderada? 

😉E você? O que achou? Compartilhe sua opinião com colegas e propague esse post do clube de revista com sua rede de contatos!



Para responder a este tópico e ver as respostas...

Você deve possuir uma assinatura ativa da plataforma xlung

Caso já seja um assinante, faça Login no topo da página, ou adquira já a sua assinatura

Assine já