Fórum de Discussões

 

📜Clube de Revista: Key principles and recent developments for ventilatory management of the surgical critically ill patient

Por: Marcelo Alcantara, Médico - 21/10/2025 12:59

👉🏼 Em setembro 2025 os autores Audrey De Jong🇫🇷, Samir Jaber🇺🇸 e Maximilian Schaefer🇩🇪 publicaram um editorial na Intensive Care Med destacando os princípios fundamentais e os avanços recentes que sustentam as melhores práticas no suporte respiratório de pacientes em pós-operatório na unidade de terapia intensiva (UTI), resumidos a seguir: 

🫁 Princípios-chave

Uma estratégia protetora pulmonar intraoperatória, composta por baixos volumes correntes (VT), baixa PEEP e manobras de recrutamento, reduz complicações pulmonares e extrapulmonares pós-operatórias em pacientes de risco intermediário a alto submetidos a cirurgias abdominais.

Em contraste, estudos que testaram diferentes níveis de PEEP (com ou sem manobras de recrutamento) mantendo o volume corrente, ou diferentes volumes correntes mantendo PEEP constante, não demonstraram redução nas complicações pulmonares

O sucesso das estratégias de ventilação mecânica intraoperatória depende do impacto sobre a pressão de distensão (driving pressure)


⚙️ Desenvolvimentos recentes

Durante a transição de pacientes ventilados mecanicamente do centro cirúrgico para a UTI, ajustes ventilatórios que aumentaram a potência mecânica (mechanical power) estiveram associados a maior risco de mortalidade.

Padrões de ventilação heterogêneos, observados por tomografia de impedância elétrica na admissão à UTI, foram associados a complicações pulmonares pós-operatórias (PPCs) e a maior tempo de permanência na UTI.

Complicações como a dessaturação e a hipotensão pós-extubação foram substancialmente menores quando a extubação foi realizada na sala de recuperação.


💨 Suporte respiratório não-invasivo

A ventilação não invasiva (VNI) deve ser indicada após a extubação, especialmente em pacientes obesos, para evitar a reintubação.

A oxigenoterapia com cânula de alto fluxo (CNAF) reduz as complicações após cirurgias torácicas com ventilação unipulmonar.

👉🏼 Além disso, pontos relacionados à mobilização dos pacientes no PO são abordados.

😉 Acesse aqui o artigo:

Key principles and recent developments for ventilatory management of the surgical critically ill patient

🧐 E você, como tem conduzido o seu paciente no PO quanto à prevenção de complicações respiratórias?

🧐 Como esses princípios se alinham às novas Orientações Práticas em Ventilação Mecânica SBPT/AMIB? Comentaremos em resposta a esse post. Acompanhe!



Para responder a este tópico e ver as respostas...

Você deve possuir uma assinatura ativa da plataforma xlung

Caso já seja um assinante, faça Login no topo da página, ou adquira já a sua assinatura

Assine já