Ultrassonografia diafragmática - Desafio assincronia paciente-ventilador!
Por: BETINA SANTOS TOMAZ, FISIOTERAPEUTA - 15/10/2019 17:20
A avaliação do músculo diafragma pela ultrassonografia vem ganhando força no ambiente de terapia intensiva por ser um exame viável, realizado a beira leito, não invasivo, sem emissão de radiação e por permitir uma acurácia e confiabilidade de seus resultados. Bem como, a necessidade de avaliar a função desse músculo diante de diversas situações clínicas que implicam em movimentação anormal como:
- Pacientes críticos sob ventilação mecânica
- Lesão do nervo frênico
- Doenças neuromusculares
- Pós operatório de cirurgias abdominais, cardíacas, etc.
Matamis e colaboradores, em uma parte do seu estudo intitulado "Sonographic evaluation of the diaphragm in critiically ill patients. Technique and clinical applications", identificaram a sincronização do paciente no ventilador mecânico. Para entendermos melhor, vamos assistir esse vídeo dos próprios autores e observamos a imagem que se segue.
Imagem adaptada de Matamis et al (2013). Gravação simultânea da contração do diafragma pelo US no modo-M e da pressão de via áerea em um paciente sob ventilação com pressão de suporte. Observa-se a sincronia paciente-ventilador com o início (1ª linha vertical) e o fim (2ª linha vertical) da contração diafragmática associados ao disparo e ciclagem do ventilador.
Após observar a imagem acima, o que podemos inferir da imagem que se segue relacionada à sincronia paciente-ventilador?
Matamis et al (2013)
Para responder a este tópico e ver as respostas...
Você deve possuir uma assinatura ativa da plataforma xlung
Caso já seja um assinante, faça Login no topo da página, ou adquira já a sua assinatura