Pergunta sobre gasometrias compensadas no Curso VMD
Por: Davi Mota Alcantara, Médico - 02/02/2021 23:54
Caros,
Na penúltima turma do curso VMD surgiu a seguinte pergunta:
No caso de gasometrias compensadas, como identificar qual foi o distúrbio primário?
Certa vez li que o valor (BIC, Pco2) que estiver mais distante do valor de normalidade é o distúrbio primário. Está correto?
Resposta:
Nem sempre é fácil, mas é preciso estabelecer bem o contexto clínico para poder avaliar. Esta regra do valor mais distante não procede.
Vamos lá. O que quer dizer "compensado"? Se com esse termo você quer dizer "com a devida compensação pelo sistema oposto", então dificilmente o pH estará em 7,40, pois os sistemas, funcionando normalmente, raramente são capazes de normalizar o pH através de compensação fisiológica, exceto no caso de alcalose respiratória crônica (alguma evidência sugere a normalização do pH em acidose respiratória crônica também). Observe que os rins têm um poder muito elevado no longo prazo (alguns dias), especialmente o de aumentar a excreção de Bic.
Ou seja, se o pH está normal e há alteração nos 2 sistemas (renal e respiratório), representados pela PaCO2 e Bic, então muito provavelmente há um distúrbio misto, não uma "compensação". Todo o contexto clínico será crucial para essa definição - assim como o aprofundamento no fator metabólico.
Para deixar super claro:
1) Faça ESTE QUIZ XLUNG, pois você perceberá que a mesma gasometria tem significado completamente diferente para diferentes contextos clínicos.
2) Veja nossos vídeos introdutórios ao tema de Distúrbios Ácido-Base, clicando aqui.
3) Aprofunde através de livros texto e artigos. Um excelente ponto de partida é este artigo do NEJM.
O que acham, assinantes? Algo a acrescentar aqui?
Para responder a este tópico e ver as respostas...
Você deve possuir uma assinatura ativa da plataforma xlung
Caso já seja um assinante, faça Login no topo da página, ou adquira já a sua assinatura