Fórum de Discussões

 

VEJAM! Diretrizes com recomendações para prona acordada em pacientes de países com recursos restritos!

Por: BETINA SANTOS TOMAZ, FISIOTERAPEUTA - 06/09/2021 17:42

 

Um grupo de profissionais de saúde experts em pronação acordada em pacientes com insuficiência respiratória aguda de países de baixa e média renda (LMICs) desenvolveram um conjunto de recomendações pragmáticas para o uso desta intervenção. 

O objetivo era desenvolver um guia enriquecido com ilustrações para um melhor entendimento e formação local dos profissionais de saúde.

Vejam algumas imagens representadas abaixo:

Figura 1. Prona acordada em uma mulher grávida de 9 meses. A posição pode ser adaptada com base nas preferências da paciente.

 

Figura 2. Cinco passos - Auxílio visual para facilitar a implementação de pronação acordado em um ambiente com recursos limitados. 

 

As informações foram agrupadas e tratadas em três subgrupos com os seguintes temas:

1) Qual é a evidência para o benefício da pronação acordada para insuficiência respiratória aguda em geral, e na pneumonia por COVID-19 em particular? 

2) Quais são as recomendações e sugestões para aplicação prática da pronação acordada para insuficiência respiratória aguda em geral e na pneumonia por COVID-19? 

3) As recomendações para o uso de pronação acordada diferem entre países de alta renda e países de baixa renda?

 

Abaixo temos a Tabela 1 que descreve as indicações e contra-indicações para a pronação acordada. 

 

Indications
 SpO2/FiO2 ratio < 315
 Acute respiratory failure requiring any supplemental oxygen to maintain saturation > 90%
 Able to follow instructions in their native language
Absolute contraindications in the ward and ICU setting
 Anticipated difficult airway
 Cardiogenic pulmonary edema as a cause for respiratory failure
 Respiratory rate of above 40/min or accessory muscle use
 Unreliable SpO2 tracing
 Immobile or extremely limited mobility
 Inability to tolerate proning due to anatomic concerns (e.g., injury or wound on the ventral surface of the body)
 Spinal instability
 Glaucoma or other condition with acutely elevated intraocular pressure
 Severe head trauma with high ICP
Absolute contraindications in the ward, but relative contraindication in the ICU setting
 Severe oxygenation problems defined as PaO2/FiO2 < 100 mmHg4 or, alternatively, SpO2/FiO2 < 140 mmHg60
 Altered mental status or inability to follow commands
 Inability to communicate with care team or call for help verbally or with call bell
 Hemodynamic instability defined as requiring vasopressor support (i.e., a systolic blood pressure < 90 mmHg or mean arterial pressure less than 65 mmHg despite appropriate volume resuscitation)
 Inability to reposition self for comfort without assistance
Relative contraindications in the ward and ICU setting
 Facial injury
 Neurological issues (e.g., frequent seizures)
 Morbid obesity (BMI > 40)
 Pregnancy (2/3rd trimesters)
 Pressure ulcers
 Concomitant type II respiratory failure, unless chronic, stable, and compensated (pH > 7.36). If awake proning is considered, it should be trialed, and a blood gas should be taken within 30 minutes to ensure no deterioration in hypercapnia.
 

Já a Tabela 2 contempla as recomendações e sugestões para a aplicação prática da pronação acordada em pacientes COVID-19 (com classificação)

 

 DomínioRecomendaçãoClassificaçãoConsiderações para uso em LMICs *
1IndicaçõesSugestão: Considere a pronação em vigília em pacientes com insuficiência respiratória aguda que necessitem de oxigênio suplementar para manter a saturação> 93%. 11 , 15 , 22Evidência de baixa qualidadeOnde a oximetria de pulso não estiver disponível, seria razoável testar a pronação acordada para pacientes com COVID-19 com cianose, taquipnéia acentuada ou outra evidência de dificuldade respiratória.
2IndicaçõesSugestão: Considere a pronação acordada em pacientes capazes de seguir as instruções.Opinião de um 'expertSem considerações adicionais.
3IndicaçõesRecomendar: Use pronação acordada durante o primeiro e segundo trimestres em mulheres grávidas com monitoramento adicional da posição e do feto.Opinião de um 'expertEm ambientes sem tocografia e Doppler, o monitoramento fetal por meio de ausculta clínica da frequência cardíaca fetal deve ser realizado.
4Contra-indicaçõesSugestão: Use pronação acordada no terceiro trimestre da gravidez com monitoramento adicional com cautela e com base no risco-benefício individual.Opinião de um 'expertEm ambientes sem tocografia e Doppler, o monitoramento fetal por meio de ausculta clínica da frequência cardíaca fetal deve ser realizado.
5Contra-indicaçõesNão recomendado: pronação acordada em pacientes com dificuldade respiratória extrema que requerem intubação imediata. 15 , 20 , 22 , 28 , 29Evidência de baixa qualidadeOnde a ventilação mecânica não está disponível ou não é acessível, uma tentativa de pronação acordada pode ser realizada como uma manobra de resgate.
6Contra-indicaçõesSugestão contra: pronação desperta em pacientes com comprometimento da consciência.Evidência de baixa qualidadeSem considerações adicionais.
7PreparaçãoRecomendo fortemente: Preparar o paciente e a família para o que é estar em uma posição prona, o que pode ser esperado e como manter essa posição.Opinião de um 'expertOs recursos visuais podem ser úteis para ilustrar à família o que vai acontecer. Os cuidadores muitas vezes se tornam um componente-chave da equipe de pronação.
Cobertores de lã amplamente disponíveis podem ser usados em vez de travesseiros para reduzir custos.
8PreparaçãoRecomendar: Preparação para complicações (via aérea segura, aspiração e úlceras de pressão).Opinião de um 'expertExemplos de preparações recomendadas para complicações incluem ter o equipamento necessário para intubação de emergência preparado nas proximidades, caso seja necessário, ter uma máquina de sucção funcionando com um cateter de sucção limpo disponível em todos os momentos e garantir o preenchimento cuidadoso de todas as áreas de pressão e vigilância diária das áreas de pressão .
9MonitoramentoRecomendamos fortemente: Monitoramento mínimo da frequência de pulso e saturação periférica de oxigênio.Opinião de um 'expertQuando disponível, um monitor multiparamétrico ou um oxímetro de pulso portátil ou de mesa é preferível a um oxímetro de pulso na ponta dos dedos (não é facilmente visto ou ouvido à distância e pode desligar automaticamente após um certo período de tempo). 61 O que quer dispositivo é usado, o alarme deve ser definido para a equipe alerta se SpO 2 cai abaixo de 90%.
Quando não houver oxímetros de pulso disponíveis para monitoramento contínuo, o monitoramento intermitente deve ser realizado com a frequência que a equipe e o equipamento permitirem.
10MonitoramentoRecomendar: monitorar frequência respiratória, esforço respiratório (uso dos músculos respiratórios) e dispneia.Opinião de um 'expertEmbora a segurança seja alta, a viabilidade depende do nível local de pessoal. 62
11MonitoramentoSugestão: Possibilidade de monitorar o estado respiratório por meio do índice ROX.Opinião de um 'expertA viabilidade depende da disponibilidade de oximetria de pulso.
12MonitoramentoRecomendar: Monitoramento dos parâmetros hemodinâmicos (PAM e PAS).Opinião de um 'expertRecomendamos uma medição não invasiva da pressão arterial pelo menos uma vez por hora, sempre que possível (opinião de um especialista).
13MonitoramentoSugira: Monitoramento visual de cuidados por enfermarias abertas em caso de alta capacidade de sobretensão.Opinião de um 'expertEsta é uma medida pragmática que melhora a segurança do paciente e faz uso eficiente da equipe e dos EPIs.
14MonitoramentoSugestão contra: pronação desperta em enfermarias de hospitais convencionais para pacientes com insuficiência respiratória grave.Opinião de um 'expertEsta recomendação pode não se aplicar em ambientes onde nenhum nível superior de atendimento está disponível.
15Suprimento de oxigênioRecomendar: Usar qualquer método disponível de fornecimento de oxigênio durante a pronação acordada.Opinião de um 'expertO oxigênio é um recurso escasso em pelo menos um quarto dos hospitais nos LMICs. 52 A escolha entre concentradores de oxigênio, cilindros ou sistemas centralizados dependerá da disponibilidade local e da avaliação das opções. 63 Máscaras de reservatório podem representar uma opção viável e acessível. Deve-se prestar atenção para garantir que a tubulação não fique dobrada na posição frontal e, no caso de uma máscara de reservatório, que a bolsa esteja totalmente inflada.
16Suprimento de oxigênioSugira: Uso de CPAP ou HFNO para entrega de FiO 2 mais alta , dependendo da expertise disponível localmente.Evidência de baixa qualidadeA disponibilidade e acessibilidade dos sistemas CPAP e HFNO são variáveis, mas geralmente baixas. 64 A viabilidade do HFNO é baixa devido às altas demandas de oxigênio.
17PosiçãoSugira: Treine equipes multidisciplinares de pronação em abordagens de pronação acordada e sedada com uma pessoa como líder.Opinião de um 'expertOnde houver pessoal insuficiente, os cuidadores também podem fornecer apoio. 65
18PosiçãoSugira: Posicione-se levemente lateralmente para virar o rosto.Opinião de um 'expertAlguns pacientes preferem manter a cabeça no centro em vez de virada para o lado (ver Figura 2 para uma configuração de preenchimento para acomodar isso).
19PosiçãoSugira: Evite um ombro compactado fechado, mantendo o ombro do braço levantado em torno de 80 ° de abdução. 35Opinião de um 'expertSem considerações adicionais.
20PosiçãoSugira: Flexão total dos joelhos se possível e amplitude máxima de movimento do tornozelo.Opinião de um 'expertTravesseiros extras podem ser necessários. Cobertores de lã amplamente disponíveis podem ser usados em vez de travesseiros para reduzir custos.
21PosiçãoSugestão: Use analgesia quando a dor lombar se tornar um problema.Opinião de um 'expert 
22PosiçãoRecomendar: acolchoamento de suporte acima e abaixo do útero grávido quando as mulheres grávidas são pronadas (figura 1)Opinião de um 'expertCobertores de lã dobrados podem ser usados para essa finalidade.
23PosiçãoSugira: uma posição prona semilateral em uma mulher grávida no 2º / 3º trimestre como alternativa (figura 1)Opinião de um 'expertSem recomendações adicionais.
24Hidratação e nutriçãoRecomendar: Manter a normovolemia.Opinião de um 'expertSem recomendações adicionais.
25Hidratação e nutriçãoSugira: permita a ingestão oral, a menos que haja um alto risco de intubação.Opinião de um 'expertSem recomendações adicionais.
26Hidratação e nutriçãoSugestão: Fique em decúbito dorsal por uma hora após a alimentação oral em decúbito dorsal.Opinião de um 'expertSem recomendações adicionais.
27Gerenciamento de riscosRecomendar: Tenha equipamento para intubação endotraqueal próximo e verificado com frequência.Opinião de um 'expertIsso se aplica apenas a centros onde a ventilação mecânica está disponível.
28Gerenciamento de riscosRecomendar: Tenha uma porta intravenosa disponível para deterioração clínica súbita.Opinião de um 'expertSem recomendações adicionais.
29Gerenciamento de riscosRecomenda-se: Ter materiais para espera de aspiração (endotraqueal ou nasal).Opinião de um 'expertOnde dispositivos elétricos de sucção não estiverem disponíveis, uma bomba de sucção manual ou bulbo de sucção pode ser usada.
30Gerenciamento de riscosSugira: Inicie a RCP reversa até que uma equipe esteja pronta para colocar o paciente em decúbito dorsal.Opinião de um 'expertA RCP só deve ser iniciada quando a equipe que atende o paciente estiver usando respiradores / máscaras N95 ou equivalente.

 

 Referência: Stilma, Willemke et al. The American journal of tropical medicine and hygiene, vol. 104,5 1676–1686. 11 Mar. 2021, doi:10.4269/ajtmh.20-1445



Para responder a este tópico e ver as respostas...

Você deve possuir uma assinatura ativa da plataforma xlung

Caso já seja um assinante, faça Login no topo da página, ou adquira já a sua assinatura

Assine já