Fórum de Discussões

 

CNAF x Oxigenoterapia convencional na COVID-19: tema merece discussão?

Por: Renata dos Santos Vasconcelos, Fisioterapeuta - 13/12/2021 15:55

 

 

Olá todos!

Hoje trouxemos para discussão um assunto que foi e ainda tem sido discutido durante o enfrentamento da pandemia de COVID-19.

Esse artigo (Effect of High-Flow Oxygen Therapy vs Conventional Oxygen Therapy on Invasive Mechanical Ventilation and Clinical Recovery in Patients With Severe COVID-19. A Randomized Clinical Trial) publicado no dia 07/12/2021 no JAMA, avaliou o efeito da oxigenoterapia de alto fluxo (CNAF) em comparação com a oxigenoterapia convencional sobre a necessidade de intubação endotraqueal e recuperação clínica em COVID-19 grave.

 

A relevância desse artigo relatada pelos autores é que o efeito da oxigenoterapia de alto fluxo versus oxigenoterapia convencional não foi estabelecido no contexto de COVID-19 grave.

 

O estudo foi um ensaio clínico randomizado e aberto realizado em unidades de emergência e de terapia intensiva em 3 hospitais na Colômbia.

 

Pacientes adultos com dificuldade respiratória e P/F < 200 devido a COVID-19 foram randomizados de agosto de 2020 a janeiro de 2021.

 

Os pacientes foram aleatoriamente designados para receber oxigênio de alto fluxo (CNAF) (n = 109) ou oxigenoterapia convencional (n = 111).

 

A intubação ocorreu em:

- 34 (34,3%) no grupo CNAF x 51 (51,0%) no grupo oxigenoterapia convencional (figura 2A).

 

 

O tempo médio para a recuperação clínica em 28 dias foi:

 - 11 dias no grupo CNAF vs 14 dias no grupo oxigenoterapia convencional (figura 2B).

 

 

Os autores concluíram que entre os pacientes com COVID-19 grave, o uso de oxigênio de alto fluxo através de uma cânula nasal diminuiu significativamente a necessidade de suporte ventilatório mecânico e o tempo para recuperação clínica em comparação com a oxigenoterapia convencional de baixo fluxo.

 

Vale a pena acessar o artigo na íntegra. Importante discussão sobre o tema!

 

Link para acesso paper na íntegra:https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/2786830?guestAccessKey=8b5c0f9f-acdd-4f65-bcb3-c057580394e5&utm_source=silverchair&utm_campaign=jama_network&utm_content=covid_weekly_highlights&utm_medium=email

 

 

 



Para responder a este tópico e ver as respostas...

Você deve possuir uma assinatura ativa da plataforma xlung

Caso já seja um assinante, faça Login no topo da página, ou adquira já a sua assinatura

Assine já