Fórum de Discussões

 

Máscara ventilada x Máscara não ventilada: qual e quando utilizar?

Por: Renata dos Santos Vasconcelos, Fisioterapeuta - 10/05/2022 17:05

Olá a todos!

O paper de hoje para discussão, é um estudo de um grupo de autores da Alemanha que foi publicado na revista Lung (abril/2022) intitulado: “Non‑invasive Ventilation: Effect of Vented and Non‑vented Exhalation Systems on Inspiratory CO2 and O2 Concentrations, Ventilation, and Breathing Pattern”.

Os autores objetivaram comparar concentrações inspiratórias de CO2 e O2 sob VNI com um sistema ventilado e um não ventilado para estimar a influência do sistema de expiração usado nas concentrações de gás e troca gasosa dos pacientes.

Métodos: Estudo prospectivo, avaliaram-se 10 indivíduos saudáveis e 10 pacientes hipercápnicos com ambos os sistemas de expiração (ventilado x não ventilado). As concentrações de O2 e CO2 foram medidos no nariz, na máscara e no circuito de ventilação, e a frequência respiratória, volume corrente e capnometria transcutânea (PtcCO2) foram registrados durante os experimentos.

A figura abaixo mostra a interface utilizada no estudo.

O gráfico abaixo mostra as concentrações de CO2 médio na máscara foram significativamente superiores com o sistema não ventilado em ambos os assuntos grupos independentes da quantidade de suplementação de oxigênio e IPAP. E ainda como resultado, os autores verificaram que as concentrações de O2 foram significativamente menores no sistema ventilados em ambos os grupos. Não foi observado nenhum efeito no padrão respiratório.

 

Conclusão do estudo: Utilizando a VNI, o sistema de expiração escolhido influencia as concentrações de CO2 e O2 sob a máscara. Dessa forma, pode influenciar a eficácia do suporte ventilatório e reinalação de CO2 no que diz respeito ao tratamento da hipercapnia. E para compensar uma hipóxia importante, a suplementação de O2 deve ser configurada em um nível suficiente no sistema ventilado.  

Esses resultados mudam alguma conduta na nossa prática clínica? Compartilha sua experiência com a gente....

 

Segue Link para acesso do paper na íntegra: https://link.springer.com/article/10.1007/s00408-022-00520-7


Anexos


Para responder a este tópico e ver as respostas...

Você deve possuir uma assinatura ativa da plataforma xlung

Caso já seja um assinante, faça Login no topo da página, ou adquira já a sua assinatura

Assine já