Fórum de Discussões

 

CLUBE DE REVISTA:Effect of Awake Prone Positioning on Endotracheal Intubation in Patients With COVID-19 and Acute Respiratory Failure: A RCT!

Por: Marcelo Alcantara, Médico - 16/05/2022 20:26

Importante artigo publicado na JAMA em 15 de maio deste ano.

Trata-se do estudo COVID-PRONE.

Alhazzani W et al. realizaram um estudo bem desenhado, pragmático, randomizado, controlado em 21 hospitais no Canadá, Kuwait e Arábia Saudita com o objetivo de avaliar a eficácia e os efetios adversos da adoção da posição prona em paciente acordado e não intubado com insuficiência respiratória por COVID-19.

Clique na imagem abaixo que traz um resumo visual muito didático dos principais pontos de relevância do desenho do trabalho e seus resultados.

A figura abaixo mostra o efeito da posição prona x controle quanto ao desfecho primário: a necessidade de intubação traqueal.

Embora não significante do ponto de vista estatístico os próprios autores comentam que o tamanho do efeito foi impreciso e que um benefício clínico relevante não pode ser excluído.

A taxa de eventos adversos sérios foi zero no grupo intervenção e no grupo controle.

Para acessar o artigo na íntegra e tirar suas próprias conclusões clique abaixo:

Alhazzani W et al. Effect of Awake Prone Positioning on Endotracheal Intubation in Patients With COVID-19 and Acute Respiratory Failure: A Randomized Clinical Trial. JAMA. Published online May 15, 2022. 

A nossa equipe está se debruçando sobre o paper para uma análise de aspectos metodológicos, técnicos e outros pontos para aprofundarmos o debate sobre este tema de alta relevância em terapia intensiva e medicina respiratória.

Vem com a gente e compartilha suas dúvidas, opiniões e experiências aqui conosco!



Para responder a este tópico e ver as respostas...

Você deve possuir uma assinatura ativa da plataforma xlung

Caso já seja um assinante, faça Login no topo da página, ou adquira já a sua assinatura

Assine já