Fórum de Discussões

 

CLUBE DE REVISTA The physiological underpinnings of life-saving respiratory support

Por: Marcelo Alcantara, Médico - 27/06/2022 19:02

Neste artigo de revisão Telias I et al., expoentes internacionais da VM, do Canadá, EUA, Reino Unido, Itália, Alemanha e Tailândia abordam o suporte ventilatório em sua perspectiva histórica, a evolução ao longo do tempo com ênfase numa visão estratégica de sua aplicação pesando os riscos e benefícios.

É fato que a VM é apenas uma medida de suporte para "ganhar tempo" visando a reversão da causa ou causas que levaram o paciente à disfunção respiratória ou de outros órgãos ou sistemas.

Sua aplicação pode se associar a efeitos adversos graves para os próprios pulmões (VILI, P-SILI), para o diafragma (VIDD), sistema cardio-vascular e outros.

Portanto, desde a aplicação de técnicas não-invasivas, como CPAP, ao uso de ECMO, passando pela VM do paciente intubado ou traqueostomizado, deve-se ter em mente os benefícios mas também, os riscos iatrogênicos da VM.

O artigo é muito bem ilustrado como se vê em uma das figuras apresentada abaixo:

Nós, na Xlung consideramos que papers como este são importantes para reflexão e educação continuada dos profissionais de saúde que lidam com VM no dia a dia e para os que estão iniciando na área.

Boa leitura

Segue link (free access)!

Telias, I., Brochard, L.J., Gattarello, S. et al. The physiological underpinnings of life-saving respiratory support. Intensive Care Med (2022).



Para responder a este tópico e ver as respostas...

Você deve possuir uma assinatura ativa da plataforma xlung

Caso já seja um assinante, faça Login no topo da página, ou adquira já a sua assinatura

Assine já