Fórum de Discussões

 

CLUBE DE REVISTA Sequential use of midazolam and dexmedetomidine for long-term sedation may reduce weaning time in selected critically ill, mechanically ventilated patients: a RCT

Por: Marcelo Alcantara, Médico - 04/07/2022 11:15

Sedação com base em dexmedetomidina durante a fase de transição para extubação se associa a melhores desfechos quanto ao tempo de desmame e a menos efeitos adversos do que propofol ou midazolam?

Tentando responder a essa pergunta, Yongfang Zhou et al. do Department of Critical Care Medicine, West China Hospital of Sichuan University, Chengdu, China realizaram um ensaio clínico randomizado e controlado avaliando pacientes intubados que falharam no teste de respiração espontânea e que ainda requeriam sedação venosa. Todos os pacientes vinham sedados com midazolam e fentanil incialmente.

Três estratégias foram comparadas: 1-substituição de midazolam para dexmedotimidina, DEX, (M-D), 2-substituição de midazolam para propofol (M-P) e 3-manutenção de midazolam (M).

A titulação da sedação foi conduzida por enfermeiras visando um escore de RASS de -2 a 0, que era avaliado a cada 4h.

Os protocolos de avaliação diária de despertar (spontaneous awake trial – SAT) e de respiração (spontaneous breathing trial – SBT) foram aplicados de forma similar nos três grupos.

O desfecho primário foi o tempo de desmame definido como a sua duração em horas, desde a randomização até a extubação. Desfechos secundários incluíram diversos parâmetros como tempo de recuperação da sedação, efeitos adversos como delirium e outros.

Ao todo, 228 foram analisados conforme intenção de tratamento e os três grupos apresentavam características clínicas similares.

No grupo 1, o uso de DEX se associou a menor tempo de desmame, 25 (18-48)h vs 32(23-51)h no grupo 2, propofol, e 49(26,5 a 73)h no grupo 3, midazolam, p=0.028). Comparando-se os grupos dex e midazolam, o uso do segundo se associou a uma hazard ratio (razão de dano) de 1,47 (1,05 a 2,06). O uso de propofol também foi superior em relação ao de mizadolam para o tempo de desmame e outros desfechos relacionados.

A figura abaixo mostra a curva cumulativa de percentual de pacientes liberados da VM ao longo do tempo.

Outros desfechos de interesse foram: maior percentual de pacientes na faixa alvo de sedação, menor incidência de delirium no grupo com uso de DEX em comparação ao grupo Midazolam.

Na nossa opinião, o presente estudo se alinha à observação clínica de que o uso de midazolam não é a melhor alternativa farmacológica para manutenção de níveis de sedação leve em pacientes sob VM invasiva, em especial, naqueles em fase de transição para o desmame ou extubação. O emprego de propofol foi superior ao de midazolam, mas sem alcançar os mesmos benefícios observados com a DEX. Segue link do artigo (acesso livre)

Zhou Y, Yang J, Wang B, Wang P, Wang Z, Yang Y, Liang G, Jing X, Jin X, Zhang Z, Deng Y, Hu C, Liao X, Yin W, Tang Z, Tian Y, Tao L, Kang Y. Sequential use of midazolam and dexmedetomidine for long-term sedation may reduce weaning time in selected critically ill, mechanically ventilated patients: a randomized controlled study. Crit Care. 2022 May 

E você, o que achou?

Qual sua experiência na sedação de VM?



Para responder a este tópico e ver as respostas...

Você deve possuir uma assinatura ativa da plataforma xlung

Caso já seja um assinante, faça Login no topo da página, ou adquira já a sua assinatura

Assine já