Fórum de Discussões

 

CLUBE DE REVISTA: Uma série THE LANCET sobre a Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo

Por: BETINA SANTOS TOMAZ, FISIOTERAPEUTA - 13/09/2022 09:46

Vejam só que série incrível publicada no início desse mês no LANCET sobre a Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA).

Sabe-se que essa condição ocorre devido à inflamação pulmonar difusa e edema e que, até o momento, não há tratamento farmacológico específico disponível para a SDRA. Essa por sua vez, está associada a alta morbidade e mortalidade, sendo os cuidados de suporte respiratório a base da terapia. 

👉 No primeiro de uma série de três artigos, Lieuwe Bos e Lorraine Ware revisam a etiologia e a fisiopatologia da SDRA e descrevem os desenvolvimentos na identificação de fenótipos mais homogêneos dentro dessa síndrome clínica altamente heterogênea. 

Vejam só essas lindas imagens que mostram a fisiopatologia da SDRA👇

Daniel McAuley e colegas discutem a gestão e os resultados da SDRA e o potencial da medicina precisa.

Já Martin Kneyber e colegas discutem a heterogeneidade da SDRA no público pediátrico e identificam prioridades para pesquisa e prática clínica para atender às necessidades individuais nessa população.

Finalmente, em uma visão pessoal, Michael Matthay e colegas propõem estratégias para direcionar traços tratáveis ​​em ensaios clínicos de SDRA e para garantir que as populações de estudo sejam representativas da população global de pacientes com SDRA, e consideram como uma definição expandida de SDRA pode afetar o futuro dos ensaios clínicos.

Obs. O terceiro artigo da Série, sobre SDRA pediátrica, e o detalhe do segundo comentário descrito acima serão publicados em breve.

Ficou curioso (a)? 

Acesse os dois primeiros artigos na íntegra em:

  1. Acute respiratory distress syndrome: causes, pathophysiology, and phenotypes
  2. Acute respiratory distress syndrome in adults: diagnosis, outcomes, long-term sequelae, and management

Boa leitura! 🤗



Para responder a este tópico e ver as respostas...

Você deve possuir uma assinatura ativa da plataforma xlung

Caso já seja um assinante, faça Login no topo da página, ou adquira já a sua assinatura

Assine já