Fórum de Discussões

 

Clube de Revista Helmet trials: resolving the puzzle

Por: Marcelo Alcantara, Médico - 18/03/2023 09:39

👉Na Intensive Care Med, março de 2023, Yaseen M. Arabi da Arábia Saudita, Bhakti K. Patel dos EUA e Massimo Antonelli da Itália publicaram um elegante editorial com uma uma análise aprofundada dos artigos mais relevantes que avaliaram o desempenho de ventilação não-invasiva baseada em capacete (HELMET) para pacientes com SDRA (não COVID e COVID-19) em ensaios clínicos randomizados.

👉As principais características dos três estudos são apresentadas na figura abaixo.

👉As reflexões sobre os artigos são abordadas de forma brilhante. Foram enumerados e explicados nove pontos que podem explicar as diferenças no desenho, metodologia e resultados dos três estudos.

😎 Conclusões dos autores:

  • Até que mais evidências estejam disponíveis, os três estudos sugerem coletivamente que a VNI com capacete é pelo menos tão eficaz quanto a VNI com máscara e a terapia com cânula nasal de alto fluxo (CNAF), principalmente quando usada em centros com experiência.
  • Melhores resultados com VNI com capacete são provavelmente mais efetivos com o uso mais precoce e alternando sua aplicação com ventilação não invasiva com máscara e CNAF para aumentar a tolerância.

😓 Direções futuras segundo os autores:

  • Ensaios futuros devem considerar o momento precoce da intervenção para evitar influência indevida de práticas de suporte respiratório pré-randomização.
  • A randomização pode precisar ser estratificada com base em parâmetros fisiológicos da gravidade da hipoxemia ou esforço inspiratório visando identificar subfenótipos que podem se beneficiar da VNI com capacete.
  • O suporte respiratório pós-intervenção deveria ser padronizado para minimizar a variação nas práticas clínicas usuais de cuidados respiratórios pós-randomização que podem afetar os desfechos.

🧐 Nossa opinião:

Excelente editorial, mas destacamos pontos importantes que mereceriam uma discussão:

👉A comparação entre HELMET-CPAP com HELMET-NIV ou com outros tipos de suporte ventilatório merece ensaios futuros.

👉O HELMET-CPAP pode ter algumas vantagens e desvantagens em comparação com o HELMET-NIV.

  • Vantagens do HELMET-CPAP: uma CPAP estável normalmente alimentada por um sistema de fluxo livre contínuo e uma válvula PEEP na saída exalatória. Durante o uso de CPAP, o paciente fica livre para inspirar ou expirar a qualquer instante enquanto a pressão dentro do capacete permanece mais estável, não havendo interação com o ventilador. Portanto, nenhuma assincronia paciente-ventilador! Na verdade, ele sequer precisa de um ventilador mecânico de UTI! Isso torna o HELMET-CPAP um tipo de suporte respiratório muito atraente para ser aplicado precocemente no curso da insuficiência respiratória hipoxêmica, mesmo fora da UTI, conforme avaliamos em um estudo de viabilidade (link abaixo).
  • ELMO, a new helmet interface for CPAP to treat COVID-19-related acute hypoxemic respiratory failure outside the ICU: a feasibility study
  • As principais desvantagens do HELMET-CPAP são a impossibilidade de medir o VC e nenhum suporte inspiratório diferencial. Esta última é uma desvantagem em um paciente com alto trabalho respiratório, mas, talvez, também seja uma vantagem potencial, pois o VT pode ser menor do que o obtido durante HELMET-VNI, o que pode potencialmente agravar a P-SILI (lesão pulmonar autoinfligida pelo paciente).

👉Clique no link abaixo para acessar o editorial:

Arabi, Y.M., Patel, B.K. & Antonelli, M. Helmet trials: resolving the puzzle. Intensive Care Med (2023). https://doi.org/10.1007/s00134-023-07004-z



Para responder a este tópico e ver as respostas...

Você deve possuir uma assinatura ativa da plataforma xlung

Caso já seja um assinante, faça Login no topo da página, ou adquira já a sua assinatura

Assine já